Boa tarde, leitores! Então, hoje eu gostaria falar sobre a coisa mais frustrante que existe na história do mundo: aquele momento em que você termina um livro maravilhoso e quando vai no cinema para ver a adaptação descobre que as pessoas do ramo cinematográfico destruíram cada pedaço de palavra maravilhosa que aquele livro de trazia.
 Eles não vão estar em ordem do que eu acho melhor para o que eu acho pior porque todo mundo tem sua opinião, mas eu aposto que muitos vão concordar comigo com os exemplos que eu vou colocar abaixo.

1) Percy Jackson


 Eu li a saga Percy Jackson e Os Olimpianos depois do lançamento do primeiro filme da saga e, sinceramente, eu fiquei com tanta raiva do diretor daquela adaptação e da merda que ele fez com um dos livros que marcaram a minha infância que vocês não fazem ideia.
 A história do semi-deus está totalmente destorcida no filme e não tem absolutamente nada haver com o livro, desde a descrição das feições de Percy até a luta com Cronos.
 Apesar da minha decepção, eu fui assistir o Mar de Monstros e, na tentativa de alegrar um pouco os fãs da saga literária, o diretor do filme tentou fazer alguns consertos para que parecesse um pouco mais com aquilo que nós lemos, mas acabou que ele ferrou tudo mais ainda por colocar que o Cronos acorda e eles conseguem detê-lo tão rápido sendo que o último livro da saga é basicamente vários dos seus personagens prediletos morrendo porque Cronos está prestes a acordar (isso, prestes porque metade do livro ele ainda não se levantou). Desculpe Rick, mas eu me desapontei muito por você ter deixado fazerem a grande asneira que fizeram nas telonas.


2) Resident Evil



Sim, eu sei que RE não é um livro e sim um vídeo game, mas eu queria colocar ele nessa lista porque sou uma das pessoas que não paga pau para a Alice ou para a saga inventada e sem conexão quase nenhuma com a história que é contada nos jogos.
 Uma das coisas que mais gosto quando estou jogando ou quando vejo pessoas jogarem é saber da história por trás daquilo e quando eu era pequena assisti primeiro o Hospede Maldito e depois joguei e fiquei meia hora para entender do que se tratava porque na minha cabeça os diretores faziam a versão do filme fiel ao livro ou ao jogo - tão ingenua, eu sei - e fiquei muito triste ao saber que a Alice nem existe no mundo dos vídeo games.
 Já foram seis filmes da saga com Milla Jovovich no papel principal e, apesar de eu adorar o trabalho da atriz, odeio essas adaptações e gosto muito menos do fato de que ainda vai ter um sexto filme disso aí.

3) O Código da Vinci


 O livro que marcou gerações por ter sido escrito por um homem incrivelmente inteligente e cheio de teorias maravilhosas virou filme há alguns anos e sinceramente? Eu preferia que não o tivessem feito.
 Na época que li O Código da Vinci lembro de ter ficado maravilhada com os detalhes postos naquelas páginas e comecei a duvidar de muitas coisas das quais aprendi na minha vida. Com aquele livro aprendi a pesquisar os fatos antes de simplesmente afirmar algo que alguém me disse. Dan Brown fez um trabalho incrível e todos esperavam muito do filme que, no fim das contas decepcionou muito os leitores.
 Eu não preciso falar muito dele, mas todos vocês que leram a obra de Brown sabem do que eu estou falando quando digo que além de infiel, o filme não passa a mesma mensagem do livro e, para deixar a adaptação ainda pior, o governo francês obrigou a deixar Audrey Tautou e Jean Reno entrarem no elenco e, sinceramente eu amo a Audrey, mas não achei que ela ficou bem naquele papel em particular.

4) Anjos e Demônios


 Sim. eu também não gostei de Anjos e Demônios. Além de ter sido feito nas telonas como uma continuação de Código da Vinci - sendo que, nos livros, ele é uma narrativa anterior ao Código -, muitos personagens presentes na leitura foram retirados no filme, deixando, pelo menos para mim, o filme com um aspecto estranho para os leitores assíduos. Apesar de tudo, a trilha sonora do filme é muito boa.

5) Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos


Eu não tenho problema quando mudam o final do livro no filme, se o final do filme for tão aceitável quanto. Eu não gostei do que fizeram com o final desse infanto-juvenil em particular.
 Quando eu li, meu primeiro pensamento foi que aquilo tudo parece uma grande novela mexicana sobrenatural.
 De certa forma, esse filme foi o "menos ruim" pelo fato de que é fiel ao livro em vários aspectos, mas em outros é simplesmente irritante e completamente errado. Apesar de tudo, também gostei da trilha sonora desse filme, mas realmente espero que a continuação seja mais fiel ao livro.


Deixe um comentário