A frase "os políticos refletem seu povo" nunca pareceu tão real para mim quanto agora. Nós ouvimos isso diversas vezes e, ainda assim, existem pessoas que culpam os problemas de corrupção e mentiras apenas como "coisa de político", então cheguei a conclusão de que os eleitores brasileiros precisam saber de certas verdades a próxima vez que votarem.


 A primeira coisa importante - que eu percebi logo após a saída da Dilma Roussef (PT)  da Presidência da República - é que as pessoas adotam figuras por pena e as tornam mártires. Assim como aconteceu com Getúlio Vargas depois de "sair da vida para entrar na história", a população  acolhe alguém que está sendo 'apedrejado' e o transforma no grande injustiçado, sem ao menos ler um pouco ou tentar lembrar os motivos das grandes manchetes e das investigações.
 Graças as redes sociais, hoje nós não somos inocentes até que se prove o contrário, mas sim culpados e, graças a preguiça da população de pesquisar e tentar se orientar sobre coisas importantes - como é a política democrática - apenas leem frases sensacionalistas e as reproduzem, sem ao menos tentar entender o todo.
  É como se a globalização tivesse alienado ainda mais um povo que já não tem muito acesso real a educação. Por conta de partidos comandados por ladrões o país se tornou extremista, tendo expressões como "esquerda e direita" e sistemas econômicos como o socialismo e o capitalismo sendo usados de forma errônea para pontuar argumentos que mais parecem piadas de stand-up mal contadas.
 Acredito que a segunda coisa importante é pontuar que as discussões em redes sociais e brigas completamente gratuitas por divergência de opiniões políticas não ajuda você em nada, apenas o seu candidato. Na internet, todos tem o espaço para falar o que pensam. Que existem pessoas estúpidas todo mundo sabe, o problema é que muitas dessas agora se intitulam "formadores de opinião".
 Por fim a terceira coisa é: não acredite na palavra de políticos enquanto eles não provaram nada. Procure o histórico de cada um antes de votar porque o voto é algo que muda sim a vida de todos, é algo que está ligado diretamente a tudo o que nós fazemos.
 Ouço e vejo muitas pessoas desesperançosas e que acreditam que o voto em branco ou nulo é a melhor solução. A melhor solução, minha gente, é a democracia, e assim como os seus representantes você também tem que exerce-la de forma correta. Político gosta de politicagem e a maioria deles - não todos pois acredito que existem exceções - vão falar qualquer coisa para ganhar seu voto.
 Não se engane com falsas promessas. Pesquise e fique atento as mudanças nas suas cidades. Não só em eleições grandes, mas vereadores e deputados estaduais também são importantes e precisam ser bem votados.
 Por fim, gostaria de chamar atenção aos leitores para a votação sobre o "distritão". Fiquem atentos, pois com a aprovação desse Projeto de Emenda Parlamentar (PEC) muita coisa em nossa política irá mudar e vai ser ainda mais importante que nós, eleitores, tenhamos noção de para quem está indo o nosso voto. Você pode saber mais da votação aqui.


Deixe um comentário