Bom dia, meus queridos!

 Antes de mais nada, acho que quem já assistiu esse filme bem sabe que não foi muito bom, então vou comentar um pouco sobre o que achei, apontar as diferenças e ressaltar um pouco sobre como eu acho que o filme teria sido um pouco melhor.



 Acredito que quem foi ver a película na Netflix, em grande maioria, são fãs do mangá e do anime e com toda certeza esses telespectadores ficaram se sentindo tão decepcionados quanto eu... mas vamos a sinopse (do filme): 

"Seattle, Estados Unidos. Light Turner (Nat Wolff) é um estudante brilhante que, um dia, encontra um caderno que repentinamente cai do céu. Trata-se do Death Note, que permite ao seu portador matar qualquer pessoa que conheça a partir da mera anotação do nome do alvo numa de suas páginas. Sob a influência de Ruyk (Willem Dafoe), o dono do caderno, Light passa a usá-lo para eliminar criminosos e pessoas que escaparam da justiça. A súbita onda de assassinatos faz com que ele seja endeusado por muitos, que o apelidaram de Kira, mas também atrai a atenção de um enigmático e também brilhante detetive, chamado L (Lakeith Stanfield)."

 Ao ler essa descrição até dá pra se pensar que ele vai seguir o roteiro do anime - que é uma das melhores animações que eu já assisti - em razão dos seus personagens intelectuais e da mistura de casos sobrenaturais e reais que se passa ali. Bem... não foi o que aconteceu. 

Quando a Netflix divulgou que o filme seria feito eles deixaram claro que iriam "ocidentalizar" a história, trazendo personagens americanos e um roteiro um pouco diferente. Até aí tudo bem, apesar dos Shinigamis serem um mito japonês, não parecia ser um problema. Anunciaram então também que o L seria negro e, novamente, tudo bem, afinal de contas tudo iria se passar em um local diferente, em um tempo diferente... Eu só não esperava que transformassem os personagens em dois burros.

                                          

De alguma forma eles conseguiram tirar completamente as características mais notáveis do Light e do L. Não houve qualquer briga intelectual entre ambos, o Light se mostra um adolescente assustado desde o início do filme e quem tem as grandes ideias, que são do Kira na história original, é o Ryuk, o Shinigami que no anime está mais interessado com as consequências dos atos do personagem principal do que em influenciar qualquer coisa.

Além de tudo isso, temos um Kira que começa a fazer grandes besteiras por conta do maior problema da humanidade (o qual, no desenho, o Light é praticamente imune): ele se apaixona. Quem deveria ser realmente chamado de Kira, deveria ser a namorada do Light, a Mia (Sara Margaret Qualley), que embora tenha uma visão de real psicopatia, pelo menos parece ser a pessoa menos "boba" do filme todo. 

"Ah, mas o objetivo não era ser igual ao anime e vocês tem que aceitar as diferenças"
Olha, sim e não. É verdade que não precisava ser igual, mas eles poderiam ter feito algo realmente diferente. Eles poderiam ter feito novos personagens como um tipo de mundo alternativo ou continuação, com o Death Note sendo passado para outra pessoa e afins. Se iriam usar os personagens reais e a história do Kira eles poderiam, no mínimo, ter feito alguém com mais personalidade que um Light revoltado sem causa. No fim das contas, os produtores sabiam que o público não iria ficar satisfeito com a completa desconstrução de um personagem MUITO bom.

                                       

Acredito, no entanto, que a maior decepção foi o L. Vamos esquecer completamente que o ator é negro porque eu não estou entrando em mérito de raça, afinal de contas o L poderia ser negro e ser genial... Mas o personagem se tornou uma outra decepção. No filme, o maior investigador do Japão se torna sentimental e desconcentrado, o que faz a caça ao Kira ser algo quase tedioso, na minha opinião. O filme por conta de um roteiro fraco tornou-se previsível e maçante em algumas partes e a grande briga entre um homem considerado Deus e o maior investigador do mundo virou uma picuinha adolescente. 

Falando como fã do desenho, ainda fiquei mais triste quando, no filme, aparecem regras do Death Note que foram mudadas, personagens geniais que não foram citados e um final tão decepcionante quanto o resto inteiro da película...

 No fim das contas, a minha conclusão foi que, assim como 13 Reasons Why - outra adaptação da Netflix que eu simplesmente não suportei - o filme do Death Note pareceu algo que não foi bem pensado. 

P.s: Netflix eu ainda te amo demais. P.S.S: Vou fazer uma resenha de Disjointed inclusive  <3 


Deixe um comentário