Olá, queridos!

Como uma boa sentimental, eu tenho cerca de 20 à 30 playlists que vão variando de acordo com o meu humor(a maioria delas são bem românticas ou depressivas porque a vida tem dessas...). Acredito, inclusive, que quem ainda não aderiu essa ideia o faça porque é extremamente terapêutico. Apesar de serem muitas, as músicas que me tocam eu sempre lembro e as guardo em um local especial do meu coração e hoje vou compartilhar com vocês um setlist com as músicas que mais me tocam, contar um pouco da história de cada uma e de como elas fizeram e fazem parte da minha vida.

1. "Mercy, Mercy Me" (Marvin Gaye)


 Eu conheci essa música no aleatório do Spotify. A primeira versão dela que escutei foi a feita pelo The Strokes juntamente com o Eddie Vedder (Pearl Jam), mas originalmente foi escrita pelo Marvin Gaye em 1971 A música em si é a paixão do homem pela terra, onde ele mora. "what about this over crowded island? How much more abuse from man can she stand?". Na época (e acredito que ainda é) foi considerada uma das maiores músicas de pesar pelo planeta Terra. É simplesmente linda. Quem não conhece, a versão de cima é do Strokes, mas colocarei no fim do texto a original para vocês.

2. "Ready to Start" (Arcade Fire)

Eu devo o que sinto com essa música a dois amigos em particular. Um que me apresentou a banda como "a banda do coração" e a outra que, junto comigo, se divertiu muito ao som dessa e de muitas outras que nos trazem uma certa nostalgia de tempos que não estão muito longe. A melodia dela em si já te conecta com a música... quando você analisa a letra então é impossível não gostar dela. Tem um baixo bom de ouvir e uma melodia que segue perfeitamente o lado as vezes triste e as vezes nostálgico da música. "If I was scared I would, and if I was bored, you know I would, and if I was yours... but I'm not".

3. "Amores Perros" (Makalister)

Na minha lista de músicas que andam marcando momentos não posso deixar passar o Makalister que está entre os meus favoritos do Rap Nacional. Eu sou toda apaixonada e essa música tem o tom de romance atual. "Decoro teu corpo sem precisar de luz, devoro teu corpo sem precisar de mais nada". Makalister consegue colocar na música as dores e sabores de ter um relacionamento bom e conturbado (Ouçam o LP Makalister Renton e vão entender exatamente do que eu estou falando).

4. "Maurício" (Legião Urbana)

Certamente uma música do Legião que eu queria muito que as pessoas tocasse mais nos bares que "Tempo Perdido" pelo simples motivo de que essa música é linda (e sinceramente galera, vocês precisam melhorar nessas setlists, todo mundo toca as clássicas). Maurício fala de algo que todos os jovens passam, a vontade de fugir, de tentar se entender e as vezes, de simplesmente desaparecer. "As vezes faço planos, as vezes quero ir, para um país distante, voltar a ser feliz". Apesar de ser uma escapatória, essa música em análise também é algo extremamente romântico "Meu coração já não me pertence, já não quer mais me obedecer, parece agora estar tão cansado quanto eu". Outra música do nosso querido Renato Russo falando dos corações partidos e momentos em que a realidade é simplesmente assustadora demais.

5. "Take me Dancing" (The Maine)

(Eclética much?!) Essa banda marcou minha adolescência, mas essa música em particular é uma que eu sempre achei muito boa de ouvir e as letras são lindas também. Ela fala sobre uma relação de pai/filho, onde o personagem tem alguns problemas com depressão. A música foi escrita pelo cantor, John O'Callaghan, que sofre da doença. "Oh a good man said, if you're feeling dead, you've gotta try to find a way to be alive".

6. "The Wolves (part I and II)" (Bon Iver)

Ah... Essa música. A primeira vez que eu ouvi descobri uma poesia entre harmonia e letra que você só sente a ouvindo. "Someday my pain will mark you...".  É como se você ouvisse e todo o resto parasse. É da banda "Bon Iver" e a voz do Justin Vernon harmonizada com as outras da banda (a música é tocada por dez pessoas) é algo que parece ter saído de um conto de fadas (Segundo um amigo, juntamente com a Florence Welch e o Robert Plant). Hoje tanto The Wolves quanto toda a discografia da banda é tocada várias vezes no meu spotify e eu recomendo a todos.

7. "Quando Bate Aquela Saudade" (Rubel)

Acredito que todos os apaixonados e pessoas de coração partido se sentem tocados quando ouvem Rubel, principalmente essa música linda que transmite, tanto no instrumental quanto na letra, todos aqueles sentimentos guardadinhos no fundo. "Olha bem mulher, eu vou te ser sincero, eu to com uma vontade danada de te dar todos os beijos que eu não te dei"... Particularmente eu acredito que ela é o que a gente sente toda vez que se depara com 'a' pessoa. É a vontadezinha danada de estar sempre perto. Rubel, não só com essa música, mas com o álbum inteiro, nos traz sensações de paixão, tristeza e carinho... simplesmente maravilhoso.

8. "Beautiful" (Eminem)


Vou colocar por último esse rap que fez eu me apaixonar pelo trabalho desse homem. Essa letra me ajudou muito em momentos difíceis. Quem acompanha a história do Marshall sabe as dificuldades que ele passou, as besteiras que fez e a tentativa de se recuperar. "Beautiful" foi lançada em uma época de muita polêmica ainda em cima dele e ele fala sobre depressão, sobre cada um carregar seu próprio peso e a necessidade constante de termos de lembrar que a vida não é fácil, mas tudo o que levamos é equivalente ao que podemos carregar. Ele também fala um pouco sobre quando precisamos de ajuda e não somos ouvidos.. aquela parte de nossas vidas em que pedimos socorro no silêncio esperando desesperadamente que alguém nos ouça. "Are you calling me? Are you trying to get trough? Are you reaching out for me? Oh, I'm reaching out for you...".

Espero que vocês gostem e que mandem suas sugestões também s2 De extra, vou deixar aqui a versão do Marvin Gaye de "Mercy Mercy Me"


e "Affection" do Cigarettes After Sex que é uma música muito linda, também indicada por um grande amigo.






Deixe um comentário